Pense anualmente

Depois do rega-bofe do reveillon, o começo de ano é sempre aquele sufoco: IPTU, IPVA, viagem de férias, material escolar… Por mais que se possa parcelar, essas despesas quase sempre nos pegam desprevenidos. E por que isso acontece? Porque estamos acostumados a pensar mensalmente. Somamos as nossas despesas mensais e comparamos com o salário mensal.

Está errado. Deveríamos pensar anualmente.

Comparar as despesas somadas em um ano inteiro com o salário também do ano todo. Por exemplo: despesas com o automóvel. Além da despesa básica mensal do combustível, deveríamos somar o IPVA, as revisões (que podem ocorrer mais de uma vez durante o ano) e eventuais multas. A rigor, deveríamos somar inclusive a depreciação do carro: afinal, vamos trocá-lo um dia, não? Em um outro post falaremos sobre o automóvel especificamente. Somando tudo isso, aí sim teríamos uma idéia mais real de quanto nos custa esta maravilha da tecnologia. E as despesas eventuais não nos pegariam de surpresa.

Outro exemplo? Viagens. Deveríamos considerar as viagens (anuais ou semestrais) em nosso planejamento anual. Assim, se planejamos gastar R$ 10.000 em viagens, deveríamos colocar este valor em nosso planejamento anual, e não ficar esperando uma graninha extra para viajar. Graninha esta que normalmente não aparece. Pelo contrário, fica faltando no final do ano.

Portanto, deveríamos aproveitar este início de ano e fazer um planejamento anual. Colocar todas as receitas e despesas que esperamos fazer ao longo do ano em uma planilha, e ir acompanhando e ajustando ao longo do ano. Ao fazer isto, quase certamente levaremos um susto, pois descobriremos que temos menos dinheiro para gastar do que imaginávamos. Este é um choque bastante saudável, pois evitará extravagâncias que, de outra forma, faríamos se não tivéssemos alcançado esta consciência superior…

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Comentários (01)

  1. Em 12/2011 fiz minha planinha, e até agora 03/2012 está dando tudo certo, me ajudou bastante ter uma visão de como meu salário vai suprir todas as minhas necessidades desde sair com amigos a poupar uma boa grana e ainda conseguir fazer uma viagem, recomendo a planilha da lbovespa que é muito completa e esta me ajudando bastante.

    PS. Descobri seu blog hoje e estou gostando muito parabens.

    @daniellucena, em 09 de março de 2012. Responder

Escreva um comentário